O Início
A SFUP iniciou um projeto musical há 12 anos com a criação de uma escola de música, a qual fez nascer dois anos depois a Orquestra Juvenil SFUP, a 23 de Março de 2003, mês em que é comemorado o seu aniversário com um encontro de orquestras ligeiras convidadas.
Ao longo do tempo a Orquestra da SFUP tem passado por um processo de evolução contínua e, ao completar 10 anos, adotou a designação de Orquestr’UP, indo ao encontro do estilo de música, jovialidade e dinamismo dos seus membros.
Caracterização
A sua constituição é totalmente amadora e congrega cerca de 30 jovens divididos pelos vários naipes instrumentais e vocais. As suas atuações têm passado por todo o território nacional, incluindo as ilhas.
A Orquestra tem como suporte de base uma escola de música que conta com cerca de três dezenas de alunos, cuja aprendizagem tem três níveis: formação musical, formação musical + instrumento e por último, classe de conjunto.
Qualquer músico ou vocalista pode candidatar-se a ingressar na Orquestr’UP, bastando que preencham alguns requisitos.
Toda a dinâmica é definida e dirigida por uma Direção Artística composta por elementos da própria orquestra, em articulação com a Direção da SFUP.
Em Palco
Os concertos têm uma duração que pode ir até aos 60 minutos e o reportório musical é diversificado e em constante mudança: música ligeira, jazz, rock sinfónico, popular, etc.
Os momentos em palco caracterizam-se por uma enorme união, o que resulta num espetáculo dinâmico e divertido, em que tanto os músicos como o público, tiram a maior satisfação.
Algumas músicas interpretadas:
- Bohemian Rapsody – Queen
- Fantasma da Ópera – Andrew Lloyd Weber
- Get Lucky – Daft Punk
- Canção do Engate – António Variações
- Um Contra o Outro – Deolinda
- Another Brik in the Wall – Pink Floyd
- Feeling Good – Nina Simone

